AUTISMO
O autismo é
um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há
quase seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito
da ciência, divergências e grandes questões por responder.
Há
dezoito anos, quando surgiu a primeira associação para o autismo no país, o
autismo era conhecido por um grupo muito pequeno de pessoas, entre elas poucos
médicos, alguns profissionais da área de saúde e alguns pais que haviam sido
surpreendidos com o diagnóstico de autismo para seus filhos.
Atualmente, embora o autismo seja bem mais
conhecido, tendo inclusive sido tema de vários filmes de sucesso, ele ainda
surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato
de, na maioria das vezes, a criança que tem autismo ter uma aparência
totalmente normal.
Ultimamente
não só vem aumentando o número de diagnósticos, como também estes vêm sendo
concluídos em idades cada vez mais precoces, dando a entender que, por trás da
beleza que uma criança com autismo pode ter e do fato de o autismo ser um
problema de tantas faces, as suas questões fundamentais vêm sendo cada vez
reconhecidas com mais facilidade por um número maior de pessoas. Provavelmente
é por isto que o autismo passou mundialmente de um fenômeno aparentemente raro
para um muito mais comum do que se pensava.
Causas do autismo.
Acredita-se
que a origem do autismo esteja em anormalidade em alguma parte do cérebro e,
provavelmente, de origem genética. Admite-se que possa ser causado por fatos
ocorridos durante a gestação ou no momento do parto.
Aspecto de manifestações autística.
Um
continuum que vai do grau leve ao severo. O autismo é um distúrbio do
comportamento que consiste em uma tríade de dificuldades:
1-Dificuldade de comunicação,
dificuldade em utilizar com sentido os aspectos da comunicação verbal e não
verbal, gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação.
2-Dificuldade de socialização- este
é o ponto crucial no autismo a dificuldade em relacionar-se com os outros, a
incapacidade de compartilhar sentimentos, gestos e emoções e a dificuldade na
discriminação entre diferentes pessoas. Muitas vezes aparenta ser muito
afetiva, segue um padrão repetitivo e não contém nenhum tipo de troca pobre consciência
da outra pessoa, dificuldade de se colocar no lugar do outro e de compreender
os fatos a partir da perspectiva do outro.
3-Dificuldade no uso da imaginação -
rigidez e inflexibilidade várias áreas do pensamento, linguagem e
comportamento da criança. Comportamento obsessivos e ritualísticos, compreensão
literal da linguagem, falta de aceitação das mudanças e dificuldades em
processos criativos.Forma de brincar desprovida de criatividade, exploração
peculiar de objetos e brinquedos. Pode passar horas a fio explorando a textura
de um brinquedo. Em criança que tem a inteligência mais desenvolvida, pode-se
perceber a fixação em determinados assuntos.As mudanças de rotina costumam perturbar
bastante.
Ana Maria S. Ros de
Melo.AUTISMO – Guia prático 4ª Edição –Ano 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário