PSICOPEDAGOGIA.
Por que uma
Psicopedagogia Clínica? Por que uma Psicopedagogia Institucional? Por que uma
Psicopedagogia Hospitalar? Por que dividir algo que precisa estar inteiro? A
meu ver, a Psicopedagogia é uma só; acontece em diferentes espaços, com objetivos
específicos, mas a forma de pensar sobre o aprendiz, de ver o processo de
aprendizagem, de considerar o mundo e o conhecimento é a mesma. O objeto de
estudo – a aprendizagem – é o mesmo e, por isso, não precisamos seguir modelos
médicos e psicológicos e subdividir nossa área. Somos especialistas em
aprendizagem, independente do espaço no qual essa aprendizagem se processa.
A Psicopedagogia já é
uma consequência da interdisciplinaridade; se for subdividida, fabricará outras
áreas e perderá seu caráter integrador. Precisamos cuidar, pois a Psicopedagogia
foi construída como uma práxis interdisciplinar e, por isso, precisa continuar
mantendo seu compromisso de desenvolver uma práxis articulada com o todo.
Um psicopedagogo deve
se especializar em aprendizagem e compreendê-la como um processo que se dá no
interior de cada um e é decorrente das interações e das relações desse sujeito com
os grupos aos quais pertence, com as instituições das quais faz parte, com a comunidade
e com a cultura local e globalizada.
Se quisermos
compreender a aprendizagem no âmbito da instituição, olhamos para a instituição,
para a forma como essa promove suas ações e como os sujeitos aprendem; porém, o
foco continua sendo a aprendizagem. Dessa forma, não existe uma Psicopedagogia Institucional,
e sim uma Psicopedagogia que está sendo desenvolvida dentro de uma instituição,
num âmbito específico. Não há necessidade de segmentar a Psicopedagogia para
termos tal compreensão. Com a mesma Psicopedagogia, podemos transitar do micro
para o macro, e vice-versa, sem nos superespecializarmos somente em micro ou
somente em macro.
Precisamos nos lembrar
de nossa origem, para que viemos; a nossa identidade depende da inteireza de
nossa área profissional. A segmentação faz brotar outras identidades, e nós,
que estamos conseguindo formar um corpo de conhecimento e de ações que está
sendo reconhecido em todo o mundo, não podemos fragilizar essa unidade e
descaracterizar nossa ação. Portanto, lembrem-se: existe apenas uma
Psicopedagogia e vários âmbitos de ação.
Laura Monte Serrat Barbosa.
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