segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AUTISMO.



AUTISMO
O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado pela ciência há quase seis décadas, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do próprio âmbito da ciência, divergências e grandes questões por responder.
Há dezoito anos, quando surgiu a primeira associação para o autismo no país, o autismo era conhecido por um grupo muito pequeno de pessoas, entre elas poucos médicos, alguns profissionais da área de saúde e alguns pais que haviam sido surpreendidos com o diagnóstico de autismo para seus filhos.

 Atualmente, embora o autismo seja bem mais conhecido, tendo inclusive sido tema de vários filmes de sucesso, ele ainda surpreende pela diversidade de características que pode apresentar e pelo fato de, na maioria das vezes, a criança que tem autismo ter uma aparência totalmente normal.
Ultimamente não só vem aumentando o número de diagnósticos, como também estes vêm sendo concluídos em idades cada vez mais precoces, dando a entender que, por trás da beleza que uma criança com autismo pode ter e do fato de o autismo ser um problema de tantas faces, as suas questões fundamentais vêm sendo cada vez reconhecidas com mais facilidade por um número maior de pessoas. Provavelmente é por isto que o autismo passou mundialmente de um fenômeno aparentemente raro para um muito mais comum do que se pensava.

Causas do autismo.

Acredita-se que a origem do autismo esteja em anormalidade em alguma parte do cérebro e, provavelmente, de origem genética. Admite-se que possa ser causado por fatos ocorridos durante a gestação ou no momento do parto.

Aspecto de manifestações autística.

Um continuum que vai do grau leve ao severo. O autismo é um distúrbio do comportamento que consiste em uma tríade de dificuldades:
1-Dificuldade de comunicação, dificuldade em utilizar com sentido os aspectos da comunicação verbal e não verbal, gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação.
2-Dificuldade de socialização- este é o ponto crucial no autismo a dificuldade em relacionar-se com os outros, a incapacidade de compartilhar sentimentos, gestos e emoções e a dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas. Muitas vezes aparenta ser muito afetiva, segue um padrão repetitivo e não contém nenhum tipo de troca pobre consciência da outra pessoa, dificuldade de se colocar no lugar do outro e de compreender os fatos a partir da perspectiva do outro.
3-Dificuldade no uso da imaginação - rigidez e inflexibilidade várias áreas do pensamento, linguagem e comportamento da criança. Comportamento obsessivos e ritualísticos, compreensão literal da linguagem, falta de aceitação das mudanças e dificuldades em processos criativos.Forma de brincar desprovida de criatividade, exploração peculiar de objetos e brinquedos. Pode passar horas a fio explorando a textura de um brinquedo. Em criança que tem a inteligência mais desenvolvida, pode-se perceber a fixação em determinados assuntos.As mudanças de rotina costumam perturbar bastante.



Ana Maria S. Ros de Melo.AUTISMO – Guia prático 4ª Edição –Ano 2005.


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