sexta-feira, 5 de junho de 2009

A Juventude Atual

Como o uso do computador está transformando a cabeça das crianças e como proteger-los das ameaças da Internet?

R-A nossa juventude atual não está preparada para essa evolução, precisam ser trabalhadas de forma a compreender o que é útil para sua formação. A única maneira de proteger-los é educando, ensinando como proceder e como utilizar as ferramentas necessárias. A Internet é uma aprendizagem contínua, mas também pode transformar as pessoas de uma maneira inadequada e prejudicial quando não bem orientada.

1- Elas fazem amigas pela rede, conhecem o mundo pelos buscadores, desenvolvem habilidades por meio de vídeo-game criam páginas pessoais, fotologia, blogs, sites de relacionamentos.

R-Como o próprio título se refere “os filhos da digital” são capazes de operar com essa facilidade e com um manuseio sem comparação. Nasceram vendo e tendo contato direto com todos esses aparelhos. Sendo instruída de tal forma que com a prática do dia-a-dia tornam-nos com bastante habilidade e entendimento. Mas, contudo tem que ser necessários certos limites, ensinando como “fazer” e o que deve “fazer”. Não podemos deixar os nossos filhos a vontade, simplesmente porque entendem e são mestres com tanta perfeição.

2- Os nativos digitais têm contato com a tecnologia logo após o nascimento.

R-É a sua geração vivem e convivem, criam hábitos, usam diferentes ferramentas e não há complicação para entender. As nossas atitudes, os nossos comportamentos dependem exclusivamente do meio em que vivemos.

3- As maiores preocupações dos pais são o tempo que as crianças passam em frente ao computador e a possibilidade de ela cair na rede de um pedófilo.

R-A educação é à base de tudo. Não vejo motivo nenhum com essa preocupação, por que se preocuparem se os pais dão tanta liberdade e deixam os filhos fazendo tudo sem uma orientação e sem controle? Se houver esse controle e uma educação equilibrada não há como ter medo e nem se preocupar.

4- A conversa num Chat desenvolve o raciocínio crítica e melhoram a argumentação da criança.

R-O computador é um meio de comunicação e interação. Onde houver comunicação e interação existe aprendizagem. Daí acontece certa argumentação, críticas e as crianças vão tendo mais capacidade de raciocínio e criatividade tendo suas próprias idéias.

5- É pela rede que as crianças se comunicam tanto com os pais quanto com pessoas que elas nunca viram.

R-Criança tem que ser criança e ter limite em todas as circunstâncias. Cabe aos pais fiscalizar os filhos e orienta-los constantemente sobre como navegar e como e com quem, sempre interagindo ao lado dos filhos.

6- Aos dez anos ou mais as meninas já usam a internet para fazer amigos. Os meninos preferem os gayes

R_ Os meninos gostam de jogos entretenimento e as meninas gostam de escrever de amizade no MSN e no orkut elas gostam de histórias e etc.



8- Como toda grande inovação tecnológica, a renovação digital traz seus riscos junto com um imenso potencial transformador.

R-Não há renovações sem riscos, as novidades tecnológicas e as transformações trazem riscos e nos mostra os perigos a que estamos sendo expostos. Mudam formas de trabalhar, de aprender, bem como de pensar e agir das pessoas, entende-se que as inovações tecnológicas têm produzido bastantes transformações no cotidiano, atingindo assim, toda a sociedade e introduzindo mudanças relevantes no conhecimento, na cultura e nas relações de poder, exigindo das pessoas e da sociedade como um todo, a busca de formas de inserção e participação na nova realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário