sábado, 13 de junho de 2009

Os avanços tecnológicos e os seus desafios.

Se o aluno não for incentivado a criar e a pensar, não firmará seu reciocício e utilizará menos, a exemplo da Internet, para demosntrar em conhecimento camuflado no pensamento de outra pessoa.
Hoje algumas faculdades ou universidades infelizmente, por vezes, tratam o estudante como mero pagante de uma prestação de serviços, não proporcionando a ele a possibilidade do acesso ao conhecimento. No mundo atual moderno, e com tantas tecnologias e possibilidades.
Hoje existe alunos formados não sabendo ler e nem interpretar, parte dessa responsabilidade é do professor. É o professor que deve mostrar a existencia do mundo ao aluno, deve incentivar a leitura e sobretudo a escrita. Precisamos de professores criativos, renovadores e humanos.
Essa geração renovadora pode transformar os nossos conhecimentos ou talvez buscar em outras fontes mais segurança para melhor aprendizagem. Se a escola não buscar novas idéias, novas atitudes a evolução terá outros meios e viverá sem a escola.
Diante de tantos avanços quer tecnológico, sociais, didáticos e intelectual, não há mais espaços para aqueles que ignoram a corrida em competição dos saberes. O mundo globalizado possibilita em curto espaço de tempo, uma aprendizagem, nem sempre consistente, mas competitiva.Não basta a mídia e nem viajar nas asas da Internet na ilusão do virtual, mas é preciso comparar cada assunto em maior profundidade e ver seu conteúdo entre mídia, mundo virtual e obras que também discorram tais assuntos e compare as outras obras de maior ou igual valor para então concluir.
No mundo no qual vivemos onde o consumismo é o lema, não vale só consumir, vale também escolher o que consumir, principalmente quando o assunto for cultura, aprendizagem e ensinamento.
GERUSA GOMES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário