domingo, 28 de abril de 2013

AS CAUSAS MAIS FREQUENTES PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:

AS CAUSAS MAIS FREQUENTES PARA AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM:


1-ESCOLA. Além da instituição escola, estão incluídos neste item os intra-escolares como inadequação de currículos, de programas, de sistemas de avaliação, de métodos de ensino, e relacionamento professor – aluno. Vale salientar a necessidade de diferenciar com uma especial atenção, as crianças com dificuldades de aprendizagem das crianças com dificuldades escolares. Para elas essa última revela a incompetência da instituição educacional no desempenho de seu papel social e não podem ser consideradas como problemas dos alunos.
É muito comum vermos professores usando material de ensino desestimulante, desatualizado, totalmente desprovido de significado para muitas crianças, sem levar em consideração suas diferenças individuais.

2- Fatores intelectuais;

3- Déficits físicos e sensoriais;

4- Desenvolvimento da linguagem;

5- Fatores afetivos – emocionais;

6-Fatores ambientais (nutrição e saúde);

7- Diferenças culturais e ou sociais;

8- Dislexia;

9- Deficiência não verbal.


Numa criança com distúrbio de aprendizagem o desenvolvimento se processa mais lentamente do que em outra criança, especialmente na área da atenção seletiva. Não considere essas crianças defeituosas, deficientes ou permanentemente inaptas. Podem aprender!
Procure uma forma de ensino. Não procure algo que  esteja errado na criança. É provável que seu método de ensino e a forma de aprendizagem pela criança estejam em defasagem. Nem a criança nem o professor devem ser responsabilizados por isso, mas o professor pode ser responsável se não tentar algo. (Autoria: ME. DORALICE VEIGA ALVES.)





Nenhum comentário:

Postar um comentário