PSICOPEDAGOGIA: TRABALHO
CLÍNICO.
O trabalho clínico dá-se na
relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de
aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no
não aprender. Nesse processo, onde investigador e objeto-sujeito de estudo
interagem constantemente, a própria alteração toma-se alvo de estudo da
Psicopedagogia. Isso significa que, nesta modalidade de trabalho, deve o
profissional compreender o que o sujeito aprende – como o sujeito aprende e
porque o sujeito aprende, além de perceber a dimensão da relação entre o
psicopedagogo e o sujeito, de forma, a favorecer a aprendizagem.
No exercício clínico, o
psicopedagogo deve reconhecer seu processo de aprendizagem, seus limites, suas
competências, principalmente a intrapessoal e a interpessoal, pois seu objeto
de estudo é um outro sujeito, sendo essencial o conhecimento e possibilidades
de diferenciação do que é pertinente de cada um. Essa inter-relação de
sujeitos, em que um procura conhecer o outro naquilo que o impede de aprender,
implica uma temática muito complexa.
O psicopedagogo tem como função
identificar a estrutura do sujeito, suas transformações no tempo, influências
do seu meio nestas transformações e seu relacionamento com o aprender. Este
saber exige do psicopedagogo o conhecimento do processo de aprendizagem e todas
as suas inter-relações com outros fatores que podem influenciá-lo, das
influencias emocionais, sociais, pedagógicas e orgânicas. Conhecer os
fundamentos da Psicopedagogia implica refletir sobre suas origens teóricas,
compreendendo o movimento interdisciplinar. E, sobretudo, perceber e garantir a
aplicação dos conhecimentos disciplinares num novo quadro teórico próprio,
nascido de sementes em comum.
Psicopedagogia: Avaliação e
Diagnóstico.
Autoria: ME. DORALICE VEIGA
ALVES.
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