terça-feira, 27 de maio de 2014

A importância do estágio na vida universitária

A importância do estágio na vida universitária

É evidente que as faculdades ensinam muita coisa, e muito bem, mas dou cada vez mais importância aos estágios. A reflexão sobre a experiência dá-nos a possibilidade de ir elaborando a própria síntese. A faculdade disponibilizar toda a teoria abre janelas e horizontes, pode ajudar a sistematizar os assuntos, orientando-nos dentro de uma determinada área do saber, pode dar métodos de estudo e diplomas. No entanto, os estágios são os locais privilegiados para desenvolver a capacidade de adaptação ao terreno e para descobrirmos os recursos de que dispomos a lidar com as circunstancias concretas e aprender a nossa maneira própria de trabalhar, de criar, e de inovar.

Muitos profissionais que terminam a faculdade sem ter feito um estágio encontram certa dificuldade na hora de procurar um emprego. Além dos cursos, o mercado exige experiência, ao menos através de estágios. Por isso eles são tão importantes no processo de formação do profissional, e muitos cursos de graduação colocam o estágio como obrigatório, pois mostram ao aluno a realidade de uma empresa, como as coisas funcionam na prática, e muitas vezes como as coisas que ele viu na teoria não funcionam na prática. O estágio é um processo indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira.

Está no estágio a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades e “macetes” da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia, no que o acadêmico escolheu para exercer. À medida que o acadêmico tem contato com as tarefas que o estágio lhe proporciona, começa então a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente. Sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Temos muito mais retenção ao aprendemos na prática do que ao que aprendemos lendo ou ouvindo. O que fazemos diariamente e com freqüência é absorvido com muito mais eficiência. Conviver com profissionais experientes, ter a oportunidade de sugerir idéias que contribuam com o crescimento das empresas e colocar teorias dos cursos de graduação em prática são as características da vida de um estagiário.
O estágio não é uma mera complementação a formação profissional, mas parte fundamentalmente integrante da mesma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário