terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Para uma Pedagogia do Afeto.



Para uma Pedagogia do Afeto.

O alimento ideal para o desenvolvimento do ser humano é o afeto. Sem ele o homem poderá desenvolver neuroses, tornar-se psicótico, apresentar retardamento mental e até morrer. Mesmo assim, ainda hoje a educação vem ignorando esse aspecto essencial ao ser humano, como se para aprender pudéssemos prescindir do afeto, do desejo, da emoção. É como se a aprendizagem fosse algo restrito a sala de aula.

Aprender é condição característica e indispensável à sobrevivência da espécie humana; é, portanto, um ato de vida. Mas em nome de um sujeito epistêmico estudado por Piaget e adotado pela educação, esqueceu-se do particular, daquele sujeito que, ao ser concebido, já é fruto do desejo do outro e que receberá junto com seu nome os sonhos, as fantasias e esperanças desse outro.

A Psicanálise surge, então, como uma possibilidade para resgatar a função do desejo na aprendizagem mostrando caminhos, para aqueles que não aprendem ou não ensinam, sinalizados pela estrela interior de cada um, pois desejo vem da raiz sid que significa estrela. Seguir o desejo é pois seguir a estrela, estar orientado, seguir aprendendo pela vida. Deve-se promover a aprendizagem plena, prazerosa, erotizada pelo desejo de conhecer.

(Márcia Siqueira de Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário